Escola Permanente

O QUE É A ESCOLA PERMANENTE DE FORMAÇÃO?

Escola Permanente de Formação Paulo Apóstolo

“De uma formação sólida surgirá uma espiritualidade profundamente enraizada nas fontes da vida cristã e capaz de responder as perguntas cruciais colocadas pela cultura de nossos dias”.

Conferência Internacional da RCC
João Paulo II – Itália, 1998

ESCOLA PERMANENTE DE FORMAÇÃO

A ESCOLA PAULO APÓSTOLO surgiu com a Ofensiva Nacional para suprir a falta de uma formação organizada na RCC, sendo ministrada pela então Secretaria Paulo Apóstolo. Após a mudança do nome Secretaria para Ministério a Escola Paulo Apóstolo passou a chamar-se ESCOLA PERMANENTE DE FORMAÇÃO que hoje está sob a responsabilidade do MINISTÉRIO DE FORMAÇÃO.

A Escola Permanente de Formação não é um local e sim um ambiente onde se vive como corpo de Cristo (cf. Ef 4,10-13), não é como a escola civil onde se têm provas de caráter reprovativo ou aprovativo no final do ano. Ela é antes, e acima de tudo, uma Escola Carismática, onde é difundida a Cultura de Pentecostes. Nesses encontros deve haver oração, o Batismo no Espírito Santo, cura e libertação de acordo com a moção do Espírito.

A fé transmitida pelo Querigma precisa ser perenizada e a Escola de Formação garantirá a perseverança e o crescimento nesse processo de educação na fé.

A Escola Permanente de Formação é de responsabilidade do Núcleo Arquidiocesano de Formação que promove o Módulo Formação de Formadores para aqueles que se sentem chamados ao Ministério de Formação.

Esses servos compõem a Equipe Arquidiocesana de Formadores que se reúnem semanalmente para oração, estudo e planejamento, além de realizarem encontros e retiros alinhamento com as orientações Nacionais.

A Escola Permanente de Formação começa em nível Arquidiocesano ou de Decanato/Cidade, de acordo com a disposição de recursos humanos, ambientais e didáticos, mas a tendência é que ela aconteça em nível de Grupo de Oração na medida em que o Ministério de Formação for implantado em cada grupo, em comunhão com o Ministério de Formação Arquidiocesano.

A Escola Permanente de Formação é responsável pela aplicação dos Módulos Específicos de cada ministério em parceria com os mesmos.

Chama-se ESCOLA PERMANENTE pelo fato de ser uma formação contínua, isto é, turmas vão chegando, turmas vão passando semelhantes às escolas civis tradicionais. O mundo em que vivemos exige de nós o testemunho de uma autêntica vida cristã carismática onde o aprendizado torna-se uma necessidade perene.

METODOLOGIA

Unção + Didática

1. Os ensinos são elaborados com oração e uso dos carismas e são aplicados de acordo com o tempo estipulado.

2. As turmas são organizadas com o melhor número de alunos que possibilite o acompanhamento e a aprendizagem.

3. A grade de ensinos é organizada contendo datas, horários, ensinos, formadores e locais.

4. Os formadores aplicam técnicas de ensino-aprendizagem utilizam recursos didáticos.

5. Os alunos são cadastrados e têm sua presença registrada e acompanhada.

O CONTEÚDO DA FORMAÇÃO

O conteúdo da formação está distribuído em módulos, compostos por apostilas diversas:

Módulo Básico

1. Identidade da RCC
2. Carismas
3. Grupo de Oração
4. Oração: Caminho de Santidade
5. Santidade
6. Liderança em Serviço na RCC
7. Igreja
8. Doutrina Social

Módulo Formação Humana

1. Encontro com Deus
2. Encontro comigo mesmo
3. Encontro com os outros

Módulo Formação de Formadores

1.Formação de Formadores I
2.Formação de Formadores II
3.Formação de Formadores III

Módulos Específicos

Os Ministérios possuem Módulos Específicos de formação.

Módulo Formação de Coordenadores

1. Formação de Coordenadores I
2. Formação de Coordenadores II
3. Formação de Coordenadores III
4. Administrai no Espírito
5. Apascentai no Espírito
6. Evangelizai no Espírito

A missão da Escola Permanente de Formação é viabilizar a formação através de um planejamento à luz do Espírito Santo, tendo como objetivo formar os membros da RCC e formar formadores. A formação deverá levar os membros da RCC a cada vez mais desejarem crescer na graça e no conhecimento

“(…) situa-se a necessidade de uma formação integral e permanente dos fiéis leigos. A formação dos fiéis leigos deverá figurar entre as prioridades, de modo que todos os esforços possam convergir para esse fim” (João Paulo II).

14 comentários em “Escola Permanente

  1. È tempo de Construção….. mãos a Obra ! Essa Obra, onde O Construtor é O Senhor Jesus e nós somos os operários. A Paz de Jesus e o Amor de Maria

  2. Quando iniciei com o primeiro grupo de Formadores da Escola Paulo Apóstolo, lá em 1998 não sabiamos muito bem o que seria ser formador e tão pouco, quais seriam os rumos que este projeto tomaria dentro de Londrina.
    Mais de 10 anos se passaram e hoje daqui de Maringá, acompanho o blog tão bem elaborado por estes irmãos que souberam acolher este chamado tão singular que é o de formar. Agradeço a Deus pelos 10 anos que estive fielmente formando o povo de Deus em Londrina, lançando sementes que hoje florescem para esta Igreja tão rica de dons e carismas em favor de um povo ordeiro e de paz.
    É isso… mãos à obra!

  3. Quando fiz primeiro módulo da “Escola Paulo Apóstolo” hoje módulo básico, tive minha vida toda abalada, percebi que mesmo tendo muitos anos de RCC, não tinha compreendido a sua essência, estava em SINOP – MT, era 1998.
    Me incomodava muito saber que parte de nosso povo era como eu, ignorante à nossa história e direcionamento, mas foi fazendo a Formação de Formadores em 2008 e principalmente ministrando em 2010 que me senti verdadeiramente formador e apaixonado pelo movimento concebido no coração da beata Elena Guerra e gerado no ventre do concílio Vaticano II e nascido na Universidade de Duquesne.
    Me enobrece ser formador na Arquidiocese de Londrina, faz-me diminuir para que Cristo cresça, Ele sim o Mestre dos Mestres.
    Obrigado aos mestres que me formaram Núcleo de formação de SINOP, José Milton Fergs, Batista, Katinha, Professor Virgílio, Thelle, Verônica, Marcelo Silva, Lucimar, Matilde, Naiana, entre outros.
    Oro por cada um que tem deixado marcas de formação na minha história, obrigado por me pastorear, sintam-se pastoreados, porque por momentos somos pastores e outros somos ovelhas.

  4. Partilhando um pouco da história da Escola Permanente de Formação do estado do Amapá com vocês amados irmãos.
    Foi no dia 26 de setembro de 1998 que foi implantada no Estado do Amapá, precisamente na Igreja Católica, no Movimento de Renovação Carismática – RCC, a Escola Paulo Apóstolo. Está escola veio dar suporte e subsídios aos grupos de oração da RCC, para que os membros não ficassem na ignorância das vãs doutrinas ensinadas pela cultura secular. É um marco na história de nossa Igreja Católica do Estado do Amapá. Tivemos a aprovação de nosso Bispo Diocesano D. João Rissati na época, (ele faleceu em 2005) e era só o que precisávamos para começarmos a obra do Senhor! Agora era organizar a escola e os servos para vermos os frutos deste projeto.
    Eu Simone Dias e Amiraldo Júnior fomos convidados pela Coordenadora Diocesana na época, Samaritana Gentil a fazer parte deste projeto como colaboradores. Ele pela experiência e caminhada na RCC e eu como uma pessoa que não media esforços para estar na caminhada com Jesus, apesar de poucos meses freqüentando um grupo de oração. Ambos ainda não tínhamos o 3º grau e isso foi uma exigência da RCC, mas quando Deus chama é porque irá nos capacitar ou já nos capacitou. Os demais eram todos formados, e graças a Deus atuantes na RCC/AP.
    EU estava eufórica para deixar minhas pegadas na Escola Paulo Apóstolo, como colaboradora e nem fazia idéia que um dia seria uma das formadoras em meu Estado, fazendo parte do Núcleo Estadual de Formação até hoje e servindo como multiplicadora da graça de Deus nos Grupos de Oração! Aquela foi apenas a primeira reunião e o “ponta pé” inicial para a Escola começar a funcionar. Nossas expectativas eram de fé, esperança e vontade de servir ao Senhor Jesus.
    Muitos já passaram pela Formação em nosso Estado e eu continuo firme até o dia em que o Senhor Jesus me quiser neste ministério, pois “reter conhecimento” é uma palavra que não existe em meu dicionário. Fui chamada a ensinar e assim o faço, assim me encontro com Deus. Bebo da Fonte Verdadeira que é Jesus Cristo e sou “terrivelmente” apaixonada pela RCC Brasil.
    Fiquem com Deus e perseveremos até o nosso encontro triunfal com o Senhor Jesus na Ressurreição dos Mortos e na Vida Eterna! Amém.

  5. Estamos implantando a Escola Permanente de Formação aqui no DF, projeto de crescimento para todos os servos, estamos felizes por estarmos caminhando em unidade com a RCC nacional!! Parabens aos organizadores desse site, através dele obtive idéias como formador a algumas exigências de nosso setor!!! Deus nos abençoe!!!

  6. “Jesus não quer que nós sejamos seus servos, mas seus amigos. O servo trabalha em função do seu salário e não tem nenhum compromisso com o seu senhor além do vínculo do trabalho. O amigo é comprometido com o outro, acredita nos seus valores e luta com ele na conquista de um ideal comum. Assim, quando Jesus nos chama de amigos, ele quer dizer que está compromissado conosco na construção do ideal do Reino de Deus e quer que todos nós também sejamos seus amigos, comprometidos com ele na construção da civilização do amor.”

    • caros necessito urgente as apostilas formação em pdf pois no nosso grupo tem uma pessoas cega, esta fazendo a escola quer ter sua apostila uma pessoa diz que realiza tradução para ele mais necessita da apostila digitalizada. caso alguem tenha por favor repassar a onde tem ou se já tem ela para pessoas cega. obrigado

  7. aqui em monte alto sp.em 2014 como novo cordenador do grupo de oração cristo reis, com 21 anos de fundação .depois de três anos afastado .hoje com apenas 6 servos .juntos com o,Pai ,O Filho e o Espirito Santo .vamos começar dando formação..A Identidade da RCC..A Espiritualidade da RCC. ENCONTRANDO VOSSA LOJA BUSCAREI OQUE ME FALTA POIS TENHO 4 APOSTILHA E 2 RAFAEL..POREM MUITAS ANTIGAS .POREM EM NOSSA REGIÃO MUITOS GRUPOS POR FALTA DE APOIO MINGUARAM OU MIGRARAM PARA TLC.QUE TEM APOIO .GRUPO DE ORAÇÃO QUE NÃO USA O SIGRA RCC .GRUPO DE JOVENS .NO MESMO SENTIDO.TEM APOIO E ACOMPANHAMENTO .POREM VEJO QUE O PROBLEMA PARA OS GRUPO É A PRÓPRIA LIDERANÇA .MINHA OPINIÃO( NUNCA GOSTOU DA RCC ,OU NÃO ENTENDEU OQUE É RCC )POR ISSO COM UM PROFETA VOCACIONAL E PARTICIPEI DA ELEIÇÃO. E PRECISO DE VOSSA AJUDA.POIS ATÉ HOJE VIM GUARDANDO TUDO EM MEU CORAÇÃO EM CILENCIO

  8. Sim, Marcelo muito bom seu trabalho no Ministério de Formação RCC Londrina, também sou apaixonado pela formação, gostei muito deste método usado, portanto como fazer para adquirir todo este material, também por momentos sou pastor e por outros sou ovelha, em busca de formação.

  9. Nunca participei dessa escola Paulo apóstolo, mas quem participou me disse que é ótimo. Tenho vontade de participar pois estou fazendo parte de um grupo de oração, e atualmente sou parte da liderança desse grupo, e conhecimento na vida da gente nunca é demais. Gostaria de saber mais e até mesmo fazer um estudo sobre alguns temas. Desde já agradeço.

  10. Acabei de participar do modulo basico gostei muito, mais tbm mão sabia de demessão da RCC, fico feliz por aprender sobre ela.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s