Oficinas de Formação

Oficinas de Formadores aprimoram o ensino da Formação

Seg, 23 de Setembro de 2013 10:30 | PDF  | | Imprimir |

alt
A equipe nacional do Ministério de Formação promove em 2013 e 2014 as Oficinas de Formadores. O primeiro encontro será para a Região Sudeste, abordando num primeiro momento, os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e ocorrerá nos dias 05 e 06 de outubro, em Betim/MG.

O projeto das Oficinas de Formadores foi inspirado durante uma reunião com ministeriados em Formação. Por meio de uma visualização, Deus mostrou aos reunidos um homem maltrapilho, sujo, de semblante pesado andando por uma praça. As pessoas se afastavam dele o quanto podiam, pois sua aparência lhes gerava repulsa. Em seguida, o Senhor mostrou uma bela moça de roupas alvas, de aparência bastante agradável; as pessoas se aproximavam dela por causa de sua beleza, era bom estar em sua presença.

Segundo o coordenador nacional do Ministério de Formação, Vinícius Simões, a partir desta visualização foi discernido que era necessário mudar a “imagem” da Formação. “A formação deve ser como essa moça da aparência agradável, que atraia as pessoas para o Senhor, que apresente um ensino que se traduza na vida, um ensino vivificante. Visando a esse alto patamar de qualidade na formação, o Senhor nos inspirou as Oficinas, que não esgotam esse trabalho de mudança na ‘imagem’ da formação, mas é um passo importante. A formação muda através dos formadores”, afirma Vinícius.

Ainda segundo o coordenador nacional do Ministério, os formadores, como servos do Senhor, precisam investir constantemente nos carismas recebidos de Deus, como na parábola dos 10 talentos. “O senhor deu 5 talentos a um servo e ele lhe devolveu 10 talentos. Da mesma maneira, o Senhor nos dá o carisma da formação, precisamos formar os irmãos cada vez melhor, como porta-vozes que somos do Divino Mestre.”

Oficinas de Formação

As Oficinas de Formação ocorrerão em todo o Brasil, em sua maioria, por meio de Encontros Regionais. Nelas, serão ministrados ensinos específicos para formadores e sobre o Ministério. A partir daí, surgirão os laboratórios, dinâmicas, partilhas e oficinas, propriamente ditas, para colocar em prática cada um dos temas propostos.

Durante os encontros serão trabalhadas as direções em comunhão com tudo o que a RCCBRASIL tem vivido e recebido do Senhor. Serão abordados temas tais como planejamento, a boa preparação do ensino, o formador segundo o coração de Deus, a importância das dinâmicas no processo formativo, entre outros.

Vinícius Simões também afirma que ao participarem dessas oficinas, os ministeriados poderão aprender a ministrar melhor a formação, chamado próprio que Deus fez aos seus corações. E completa:

“Não tenho dúvidas de que essa iniciativa dará um salto de qualidade importante na ministração da formação. Trata-se de investir no carisma que Deus nos deu, desenvolver o dom, lapidá-lo para entregá-lo mais apurado ao Senhor. E este avanço qualitativo dos formadores refletirá nos formandos e então, em todo o Movimento, a começar pelos Grupos de Oração. Não percamos essa oportunidade que o Senhor nos dá de sermos ministeriados mais arrojados para Ele e segundo o Coração Dele.”

Para inscrever-se nas Oficinas da Região Sudeste, procure a coordenação do Ministério de Formação de seu estado ou saiba mais pelo link. Para as demais regiões do país, mantenha-se informado com a coordenação estadual e acompanhe novas notícias no Portal.