O ENF 2012 já começou! Veja os workshops…

A tarde de ontem (26) foi marcada pelos workshops dos ministérios. Confira o que os participantes têm a dizer sobre esses importantes momentos de formação e avivamento.

Intercessão 
A sala ficou pequena para tantos intercessores. No corredor ao lado, inúmeras pessoas sentadas ao chão, porém atentas a tudo que era dito. O workshop do Ministério de Intercessão motivou os participantes a pensarem sobre como está a vida pessoal de cada um e a frequência nas práticas espirituais.
A mineira Analice Ferreira dos Santos veio de Uberlândia para participar do ENF pela segunda vez. Integrante do Ministério há três anos, ela fala da importância de momentos específicos para se discutir a Intercessão. “As vezes, achamos que certas coisas não tem valor, agimos na inocência. Mas quando participamos de  um workshop desses, ganhamos outra visão da Renovação”. E ela acrescenta: Se formos melhores intercessores o Brasil poderia ser um país melhor”, destaca.

Cura e Libertação
Aproximadamente 200 membros do Ministério de Cura e Libertação estiveram presentes no workshop. Após um momento em que os participantes rezaram uns pelos outros, teve início a formação. Luiz Vagner da Silva Severiano é de Campos dos Goitacases/ RJ e conheceu a RCC há quatro anos. Desde então busca formação. “Todos nós temos que encarar a necessidade de sermos formados. Precisamos receber esse carinho, esse cuidado de Deus para então ajudar as outras pessoas através do ministério. Por isso, essa oportunidade de se reunir com outros participantes é tão interessante. Essa é nossa missão e temos que ser eficazes”, completa Severiano.
Formação
Depois de um forte momento de louvor e entrega, a coordenadora nacional do Ministério de Formação, Lucimar Mazieiro, perguntou aos centenas de participantes do workshop de onde vinham. Havia representantes de todas as regiões brasileiras, o que demonstra o avanço do ministério na grande maioria dos estados do país.
Entre os presentes estava Paulo Roberto Barbosa, de Abaetetuba, interior do Pará. Barbosa disse que participa do Movimento há mais de 16 anos, porém foi há dois anos que descobriu seu chamado para a  formação e hoje é o atual coordenador diocesano do ministério. “Estou gostando muito de participar dessa atividade, pois ela é direcionada ao que realmente precisamos. É aqui que aprendemos o que fazer em nossos estados. E tudo que aprendemos precisa ser transmitido aos que não vieram. Quero levar as moções e direcionamentos deste encontro”, disse.
Construtores
Várias cabeças cobertas com capacetes brancos com os dizeres “Eu sou um construtor”. O workshop com os construtores estaduais e diocesanos da Sede Nacional reuniu dezenas de pessoas para partilhar os desafios da obra que mobiliza a RCC do Brasil. Para a construtora da arquidiocese de João Pessoa/PB, Cristina Ramos, este é o momento de levar novas ideias e informações para a sua realidade local. “Participar do workshop dá novo impulso e revigora nossas forças”, diz.
Fé e Política
O dever cívico de sermos cidadãos. Essa foi uma das mensagens passadas durante os trabalhos do workshop do Ministério Fé e Política. Para Renata Carminati, participante do núcleo nacional do Ministério, esta é uma oportunidade de fazer com que este serviço cresça em unidade. Além disso, é um momento em que os novos membros saem com uma visão renovada da política: “Aqui eles se encantam com a boa política, que é usada como instrumento do Reino de Deus”, afirma.

Pregação

Cerca de 500 pessoas lotaram a sala. O workshop foi momento de vivência da unidade, de muita oração e experiência de pastoreio: com muito amor, os pregadores foram incentivados a cuidarem uns dos outros. Tais motivações, também puderam ser percebidas nas falas dos participantes. Ivan Moraes, de Brasília/DF, declarou; “no workshop começamos a viver o desejo de crescer na formação, na santidade e no amor aos irmãos”.

 
Famílias
Após uma apresentação dinâmica e descontraída das famílias presentes, os participantes do workshop do Ministério para as Famílias puderam aprofundar-se no Projeto Nacional de atuação desse serviço. Na opinião de Eduardo Borgerth, da RCC da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, esta é uma oportunidade para avançar em assuntos que não o seriam em reuniões comuns. Também é uma chance para que novos caminhos sejam desbravados nessa área de evangelização.


Religiosas

Um belíssimo canto em línguas era ouvido nos arredores da capela do UNISAL. Era o momento de oração da reunião do Ministério para Religiosas e Consagradas. Um grupo pequeno, mas entusiasmado de religiosas se reuniu para partilhar e entender mais sobre o papel desse ministério.

 
Jovens
O pastoreio dos jovens dos Grupos de Oração, através da identidade carismática. Este foi um dos assuntos durante os trabalhos do Ministério Jovem. O momento foi muito importante para Wagner Machado, da diocese de Guarapuava/PR: era a primeira vez que participava de um workshop no ENF. Ele destaca o aprendizado de coisas novas, às quais não estão acostumados. “Além disso, é muito bom ver a galera”, vibra.

 

Seminarista
O Renasem é o ministério que acolhe os seminaristas que se identificam com a identidade carismática. Durante o encontro da tarde desta sexta-feira, que reuniu 12 rapazes, foram discutidas as dificuldades de se buscar um sacerdócio de espiritualidade carismática e também a pouca abertura que ainda é encontrada em muitas dioceses pelo país.
Gabriel Aparecido Paes realiza seus estudos na arquidiocese de Palmas, no Tocantins. Ele fala que esse é um momento único para conhecer os outros seminaristas e rezar junto. “É hora de partilharmos e de revisarmos essa vocação. Eu conheço histórias aqui e passo a valorizar mais o que somos, como Deus nos ama e cuida de nós. Em nosso momento de oração aqui no workshop, Deus falou muito claro que Ele quer que tenhamos um coração como o Dele, de pastores”, ressalta o seminarista.

Universidades Renovadas
“É momento de reavivar nosso sonho. Esse sonho que se move, que é a essência de nosso ministério”. Foi com essas palavras que Elisangela Rodrigues de Souza descreveu o momento do workshop do Ministério Universidades Renovadas, no qual participa desde 2004.
Na época da faculdade, Elisangela participava de um Grupo de Oração Universitário e hoje, pertence a um GPP – Grupo de Partilha de Profissionais. Para ela, essa é uma ocasião para retornar ao primeiro amor, rever os caminhos. “Quero espalhar a mensagem de amor de Jesus deixou, mesmo nessa sociedade que tenta, a todo momento, nos desviar”, frisa.
Promoção humana
A busca por promover aqueles que estão em uma situação menos favorecida, esta é a função do Ministério de Promoção Humana. Cerca de 76 pessoas acompanhavam atentamente os questionamentos e explicações do workshop. Elenis Marieli Roca Fonsaca, de São José dos Pinhais/PR, alegrava-se em estar vivendo estes momentos de aprendizado, “é muito bom este momento, aqui podemos esclarecer nossas dúvidas, trocar idéias e isso ajuda muito. Às vezes vamos procurar isso em um Congresso Nacional e não encontramos, por ser um evento maior e não específico. Os workshops do ENF são bons, pois são bem direcionados, conseguimos sanar as nossas necessidades”.

Crianças
Uma sala completamente decorada, animada, entusiasmada. Esse era o ambiente que acolhia o workshop do Ministério para as Crianças. Cerca de 100 pessoas participavam do momento de partilha de experiências e ideias para a melhor evangelização dos pequenos. Pessoas fantasiadas fantoches e muita animação preenchiam os espaços que pouco restavam na sala tomada por pessoas que buscam a cada dia uma melhor forma de levar o Senhor às crianças. Para a animadora e membro do Ministério Samantha Oliveira, de Uberlândia/MG, “os workshops são muito bons por diferentes motivos, primeiro para divulgar tudo o que tem acontecido no nosso Ministério em todas as regiões. Fazemos trocas de experiência e como nosso ministério é o das crianças, precisamos usar muito a criatividade, então sempre é bom trocar idéias e sabermos as novidades”.

Sacerdotes
Vinte padres e dois diáconos estiveram reunidos no Workshop do Ministério Cristo Sacerdote para conversar sobre como é viver seu sacerdócio através da sua espiritualidade carismática. Para o Pe. Regivaldo, de Benjamin Constant/AM , “os worshops são importantes para que tenhamos afinidade de serviço, quando nos encontramos com um grupo específico de pessoas e trocamos experiências concretas nossa caminhada torna-se mais fácil. Muitas vezes, dependendo das distâncias, acabamos nos desmotivando, mas com a partilha que aqui acontece, nos sentimos novamente motivados a seguir nesta renovação do Espírito que está acontecendo na RCC e na igreja”. Já o Pe. Geovane Silva, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, membro do Conselho Nacional, acredita que “primeiro, os workshops são importantes para o melhor conhecimento do que é o Ministério dos Sacerdotes dentro da RCC. Também para a partilha, o encontro e o fortalecimento da nossa vocação. Pelo desejo de fazer que a espiritualidade carismática de cada um dos padres seja levada em unidade com a RCC para nossas comunidades, dioceses e paróquias. e por fim, o workshop serve para que nos reabasteçamos e bebamos novamente das fontes e voltemos renovados”.

Música e Artes
Uma sala lotada, na verdade uma sala e um corredor completamente tomados por pessoas que colocam seus dons de cantar, tocar, compor, representar, a serviço do Senhor.  Aproximadamente 400 pessoas participaram do workshop do Ministério de Música e Artes. Entre uma conversa e outra, louvor e cantos, animavam a sala da UNISAL. Um coro de muitas e diferentes vozes fazia com que todos os presentes aclamassem ao Senhor Jesus. Para Wagner Alves de Santa Cruz do Sul/RS, o que mais chamou a atenção foi a liberdade que os participantes do workshop tiveram para conversar, perguntar e tirar dúvidas. “Também foi visível a preocupação com a formação que é a base do nosso Ministério , afirmou.”
Coordenadores diocesanos e de Grupos de Oração
Depois de momentos de oração e formação sobre espiritualidade, no workshop para Coordenadores diocesanos e de Grupos de Oração foram abordadas questões práticas do Movimento para esse ano de 2012.  A coordenadora da Comissão de Formação, Rita de Cássia de Sá, explicou como acontecerão os Congressos diocesanos este ano. Assim como nos Congressos Estaduais, realizados em 2011, o Conselho Nacional da RCCBRASIL, acompanhará todos os encontros que serão realizados nas dioceses em 2012. Uma comissão de cerca de 30 pessoas, pregadores e formadores, está sendo montada com a ajuda dos coordenadores estaduais, para que possam participar de todos os Congressos Diocesanos.

Além dos Congressos Diocesanos, durante o ano de 2012 está sendo programada uma a Semana Missionária. Os coordenadores diocesanos e estaduais estarão, a partir de fevereiro, trabalhando para que os membros do Movimento de todo o Brasil conheçam e vivam estas propostas do Conselho Nacional.

Comunicação Social

Quem frequentou o workshop do Ministério de Comunicação nos ENFs anteriores e esteve nesta edição do evento consegue comungar de um mesmo sentimento: eis um novo tempo para a comunicação da RCC. Antes eram alguns tímidos participantes que se reuniam, buscando formação para iniciar a caminhada. Já neste encontro, identifica-se um Brasil expresso em muitos trabalhos partilhados e inspirados pelo Espírito Santo, que têm trazido muitos frutos para os Grupos de Oração, além da produção de materiais oficiais de formação e orientação sobre a missão do ministério e do comunicador.

O ministério ainda apresentou o planejamento estratégico para o ano de 2012, o manual de identidade visual da RCC do Brasil e as atividades para o Encontro Mundial de Jovens da RCC e Congresso Nacional.

Um comentário em “O ENF 2012 já começou! Veja os workshops…

  1. Eu estava no workshop do Ministério de Formação, foi muito bom ver a Lucimar Mazieiro nos trazer a moção “Apascentai minhas ovelhas”, com toda docilidade, unção e autoridade espiritual, nos fez novos e querendo ser o pastor que Jesus deseja, cuidar das ovelhas Dele não é coisa qualquer.
    Só estando no ENF para entender verdadeiramente o que a RCC é para Igreja, movimento eclesial da renovação carismática, “Guardiã dos carismas” .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s