A VITÓRIA DA ALEGRIA

Quem de nós não gostaria de enfrentar os desafios que a vida nos apresenta com a certeza da Vitória? Sim, isto mesmo! Não seria maravilhoso?

A mensagem que trago é de que podemos sim, ter esta certeza em nossavida e em nossos corações… Mas para que isto seja possível, temos que fazer algumas reflexões:

Primeiro ponto importante: Entender muito bem o que quer dizer a palavra vitória, ou seja, nós somos levados muitas vezes a pensar que a vitória é aquilo que eu penso e desejo que é o melhor que pode acontecer….mas será que isto é realmente o melhor para mim?

Se nos aprofundarmos no sentido real do que “vitória” representa, teremos um claro discernimento que a vitória não é o que eu desejo e sim o que melhor pode acontecer para mim, o que melhor pode acontecer ao longo da minha vida, e não só em um determinado momento. Nesta lógica tenho que refletir: Quem é que pode dizer o que é melhor para mim do que eu mesmo? Resposta simples e fácil: DEUS…

porque Ele  me conhece por inteiro, porque Ele me ama incondicionalmente, porque Ele consegue enxergar o futuro, e porque Ele me quer feliz,..portanto…Ele é quem sabe realmente.

Mas o grande desafio começa aqui, a partir do momento que eu concordo que o melhor para mim é aquilo que Deus quer para mim, como transformar isto em realidade na minha vida?

Primeiro tudo começa com um trabalho com a minha fé, o trabalho de acreditar que as promessas de Deus para minha vida estão declaradas e explicitadas na “palavra do próprio Deus”, ou seja, na Bíblia…Na Palavra Jesus nos promete:

“Porque todo o que nasceu de deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (I Jo 5, 4)

“Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.” (Mt 24,13)

“É pela vossa constância que alcançareis a salvação.”(Lc 21,19)

“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.” (Jo 15, 7)

“Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei.” (Jo14, 14),

E muitas outras coisas, tais como, que faremos obras maiores do que a que Ele fez, e se entendemos e cremos que o Deus de ontem, é o Deusde hoje e oDeus de amanhã, como cristãos, temos que confiar que estas promessas serão cumpridas na minha vida, como na de todos que nelas crerem.

Bom neste momento nós podemos nos ver como crédulos nas promessas, se tenho fé nas promessas, para que eu possa ver a vitória acontecer na minha vida, eu preciso achar o elo que une as Promessas à Vitória, e este elo chama-se Fidelidade….Pois basta observar que, em todas promessas de Deus para nós, está implícita ou explicita a fidelidade….A fidelidade a Deus é algo também muito explicado dentro da Palavra , portanto preciso buscar, na palavra, o entendimento e discernimento da vontade de Deus para minha vida, a partir daí descubro o modo de vida e atitudes evalores que representarão para mim, o caminho para a Vitória,

A Vitória em Deus, é uma seqüência que une: A fé, ao acreditarmos nas promessas, isto nos leva a buscar seguir o caminho orientado por Deus, ao seguir o caminho orientado por Deus….pelas próprias promessas, chegaremos a Fidelidade, e desta Fidelidade saborearemos a Vitória, a cada vitória aumentaremos nossa fé e com o aumento de nossa fé , seremos mais fervorosos no seguimento dos caminhos de Deus…e Deus nos concederá vitórias maiores, e ai estabeleceremos um ciclo vitorioso entre nós e o Divino. E então poderemos, cheios das vitórias, dizer como Paulo disse: Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em Mim”. (Gl 2, 20)

Nunca podemos esquecer, que para realmente vivermos no caminho, precisamos seguir sempre o exemplo do mestre, que nos é colocado em Mt 20,28

“Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”

E sempre devemos refletir sobre: Como estamos servindo e buscando também o resgate de nossos irmãos?

Em outra promessa Jesusnos diz : “Eu vos disse estas coisas para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja total” (Jo 15,11).

A vitória então significa também a presença permanente da alegria em nossos corações, em nossas vidas, independentes dos tamanhos dos desafios, Jesus nos prometeu e concederá, sempre, um coração alegre para enfrentarmos e vencermos todos os obstáculos que possam aparecer em nossas vidas.

E a cada um de nós, fica apenas uma pergunta : Eu quero a minha Vitória ou a Vitória que Deus quer para mim? É só acertar a resposta, ser fiel e deixar a alegria acontecer na sua vida..

“Jesus Sacramentado, nosso Deus amado”

Adirlei Rodrigues de Oliveira
Coordenador do Ministério de Formação do Decanato Centro
RCC Londrina-PR
adirlei@erbr.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s